quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividade 4.3-Leitura reflexão e discussão sobre mídia-educação

Ao ler o texto de Silvio P Costa"Mídias - Educação no contexto escolar ,percebo que o autor faz uma crítica aos professores  das Escolas de Ensino Fundomental de Florianópolis ,não notando estar havendo maior preocupação dos educadores em relação a promover ou estimular os educandos ao uso crítico e criativo e criativo dos recursos tecnológicos existentes na escola.
Como educadora,tenho percebido um certo avanço na questão dos usos dos mesmos hoje vejo planejamentos de aulas se for ser utilizado por exemplo a tv ou som,porém ainda se tem a necessidade de melhores avanços, pois,as vezes nós como profissionais ainda temos várias dificuldades em lidar com tais meios ,mas, estamos nos qualificando!

'Produtos e objetos do Portal do professor'

 O video que assistí 'De onde vem o plástico' utiliza vários recursos como: músicas cores ou seja uma ótima animação . Os recursos de multimídiaso que com certeza, faz a diferença na aprendizagem do aluno, até mesmo pela forma de falar da personagem principal. fizeram com que a iformação se tornasse   muito mais  interessante.
Assista o vídeo!

 http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19777

Unidade 4 Atividade4.1-Conhecendo objetos multimídia


O ensino atualmente tem se evoluído de forma significativa em se falando das mídias, uma vez que os recursos tecnológicos crescem a cada momento e a escola deve estar preocupada em propôr meios para que o educando construa seu próprio conhecimento.
Devido os avanços tecnológicos,hoje o uso do computador nas diferentes mídias é praticamente universal,e o aluno ao chegar á escola já sabe manusear este recurso cabendo ao professor saber lidar com tais tecnologias sabendo que até mesmo o barulho do próprio corpo é um objeto de mídias.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto Circo

Projeto Circo



Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos

Meus avanços durante o curso a distãncia

Com o avanço tecnológico e a chegada desses meios nas escolas, há uma imensa necessidade dos educadores dominarem tais recursos, uma vez, que nossas crianças quando chegam à escola possuem total facilidade no manuseio dessas máquinas. Iniciei esse curso objetivando uma ampliação de conhecimento nessa área e hoje percebo que tenho apreendido várias coisas e até mesmo perdi o medo de ousar no computador, o que é problema para muita gente. As atividades da fase a distância têm contribuído muito para minha aprendizagem principalmente na hora de relatar, montar islaides, e até mesmo digitar e postar . O registro do desenvolvimento do Projeto circo se deu de forma tranqüila o problema maior que houve foi quanto ao tempo para organizar as idéia e postar mas tanto a Rosalva quanto eu conseguimos fazer o que foi possível.
Alterar

Relatório sobre

Durante a elaboração do Projeto circo, tivemos uma enorme preocupação em trabalhar com conteúdos que estão inseridos no currículo formal, pois, o trabalho foi baseado na oralidade,leitura e escrita, portanto, imagino que todos os conceitos atitudes e procedimentos desenvolvidos com as crianças, estavam citados no plano de aula a não ser que a professora titular tenha percebido isso, enquanto eu não estava presente na sala de aula. Agora, o que os alunos aprenderam sobre o uso das tecnologias foram além do currículo pois, no currículo da Educação infantil não está presente o uso das tecnologias, e quando a professora utiliza tais recursos o aluno está aprendendo . Na verdade ,currículo não é somente uma lista de conteúdos e sim,tudo que leva o aluno a aprender,ou seja, são os conteúdos a metodologia as atividades, o conhecimento, as experiências. È um conjunto!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Regitro reflexivo


Atividade 2.7 – O registro digital da experiência:

  1. Qual foi a atividade proposta?
Desenvolvimento do Projeto Ziraldo
  1. Como os alunos se envolveram?
Desenvolvendo as atividades propostas de leitura e escrita com bastante entusiasmo e interesse.
  1. Quais as dúvidas e dificuldades encontradas?
Na escrita de palavras durante a realização da produção da lista coletiva sobre os nomes das cores, as maiores dúvidas foram: quais e quantas letras usar?
No texto lacunado, tiveram dificuldades em encontrar as palavras a serem completadas, observando o texto de apoio.
Na escrita das frases coletivas, tiveram dificuldades em compreender o que é uma frase
  1. Os alunos compreenderam o objetivo da atividade?
Sim, todas atividades foram referentes ao Projeto Ziraldo.
  1. Houve aprendizagem por parte dos alunos com relação ao conteúdo apresentado?
Sim.
  1. Registre atividades realizadas pelos alunos.
-Houve uma roda de conversa com os alunos sobre a realização do Projeto Ziraldo;
-No pátio, foi realizado um momento para apresentação de vários livros literários, inclusive do autor, Ziraldo e 'Leitura', realizada pelos alunos do 'carrinho da leitura”;
-As professoras perguntaram quem já ouviu falar do menino maluquinho e quem viu como ele é;
-Foram lidos vários livros durante a semana: O BICHINHO DA MAÇÃ, PELEGRINO E PETRÔNIO, FLICTS, ROLIM, UM SORRISO CHAMADO LUIS.
-Foi escolhido com a turma, um livro do autor ziraldo, lido anteriormente pela professora, para uma dramatização;
-O Livro escolhido foi FLICTS;
-Os alunos cantaram acompanhados de aparelho de som, a música: Primavera das flores;
-Houve um momento para comentários a respeito da história, FLICTS;
-Foram realizados ensaios para a dramatização da história FLICTS;
-As professoras entregaram um poema fotocopiado aos alunos, A BELEZA DAS CORES” e em seguida, apresentaram o mesmo poema, num cartaz, para a leitura coletiva;
- Houve uma interpretação oral, a respeito do poema, com os alunos;
- Foi pedido aos alunos que circulassem no poema o nome de cada cor;
- Foi entregue aos alunos, alfabeto móvel para, em duplas, formarem os nomes das cores;
- Houve uma produção coletiva de uma “lista das Cores” (todos os nomes das cores citados pelos alunos), trabalhando as letras a serem utilizadas, o som das mesmas, a leitura dos nomes, a quantidade de letras utilizadas, a escrita feita no caderno, pelos alunos;
- Em folha sulfite, os alunos ilustraram a história FLICTS;
- As professoras ouviram os comentários dos alunos em relação aos desenhos e expuseram os trabalhos no pátio da escola, para divulgação e fotos;
- Foi entregue aos alunos, um texto lacunado, estudado anteriormente, A BELEZA DAS CORES, para pesquisar as palavras faltosas e completar o mesmo;
- Foram realizadas, produções de frases, coletivamente, sobre a história FLICTS;
-Foram entregues aos alunos, folhas fotocopiadas, tintas guache e pincéis, para pintura e mistura de cores, trabalhando assim, as cores primárias e secundárias;
- Os alunos assistiram um filme: O maravilhoso mundo das cores;
-Houve comentários sobre o filme assistido, fixando as cores citadas no filme;
- Foi realizada a dramatização do livro FLICTS, para todas as turmas da escola, encerrando assim, o Projeto.







plano de aula


PROPOSTA DE ATIVIDADE

1. Identificação
Nome do cursista
Alda Maria
Nome da Escola: Esc. Mul. Infantil Pedacinho do Céu II Local: Jataí - GO(cidade/estado)
Série: 1º Ano Número de alunos: 21
Professores envolvidos:
Alda Maria e Rosalva

2. Justificativa
Para incentivar o gosto pela leitura e escrita e conhecer sobre a vida e as obras literárias de alguns autores infantis, em especial, Ziraldo.
Por que?

3. Objetivo (s)
Desenvolver um Projeto de Leitura e Escrita, baseado nas obras do autor Ziraldo, utilizando vários recursos pedagógicos e tecnológicos existentes na escola.
O que vamos fazer?

4. Conteúdos
Língua Portuguesa : leitura e escrita ( texto lacunado, produção coletiva de lista, produção coletiva de frases, formação de palavras)
Matemática: contagem e comparação de quantidades
Arte: desenho ilustrativo, cores primárias e secundárias, dramatização, música e filme infantil
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

5. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática e Arte

6. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

- Pesquisa na internet realizada pela professora, sobre a Biografia de Ziraldo e suas obras literárias;
- Leitura dirigida da Biografia pesquisada, aos alunos e comentários;
- Apresentação e manuseio de diversos livros literários de Ziraldo, na “Carrinho da Leitura”;
- Leitura feita pela professora, da histórias ROLIM, PELEGRINO E PETRÔNIO E FLICTS e comentários;
- Levantamento prévio sobre o personagem “O menino maluquinho”: Quem conhece, como ele é;
- Escolha coletiva de um livro de Ziraldo para fazer uma dramatização;
- Ensaios da história escolhida, FLICTS;
- Ilustração da história escolhida e exposição dos trabalhos, no pátio da escola;
- Leitura coletiva com a ajuda da professora, observando cartaz, de um texto complementar relacionado as cores “ A BELEZA DAS CORES”, de Flávia Raissa Said;
- Comentários sobre o texto;
- Produção coletiva de “lista das cores”, tendo a professora como escriba;
- Contagem de quantas letras tèm cada cor, qual palavra tem mais letras, quantas a mais, qual tem menos, quantas palavras têm a mesma quantidade de letras;
- Texto lacunado “A BELEZA DAS CORES”, xerocopiado, entregue aos alunos para completar, observando o texto anterior;
- Formação dos nomes das cores citados no texto em estudo, com o uso do alfabeto móvel, em duplas: AZUL, AMARELO, ROSA E MARROM;
- Apresentação da música “Passear pelas flores”, de Moacyr Camargo, que fala sobre as cores. Após ouvir, cantar a música todos juntos e fazer os movimentos de acordo com a letra da mesma;
- Produção de frases coletivas, tendo a professora como escriba, sobre a história FLICTS;
- Pintura com tinta guache e mistura das cores, para reconhecimento das cores primárias e secundárias;
- Filme: “O mundo das cores”, para assistir e discutir, verificando a compreensão dos alunos;
- Dramatização da história FLICTS, para todos os alunos da escola, encerrando assim, o Projeto Ziraldo.

(Descrição de como será desenvolvido) (como o projeto será desenvolvido e de que forma os recursos tecnológicos serão utilizados, especialmente, relacionados ao hipertexto ou uso da Internet);

7. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV
DVD
Aparelho de som
CD
Computador
Caixa de som
Microfones
Livros literários
Pincel atômico
Papel craft e cartolina
Câmera fotográfica
Máquina fotocopiadora
Lousa e giz
Tinta guache
Lápis de cor
Alfabeto móvel
Folhas sulfite
TNT
EVA


8. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será contínua, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas com interesse, entusiasmo e compreensão, alcançando todos os objetivos.

9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog
Orkut
Slides

Poster, Painel, Blog, Evento.....

10. Referências Bibliográficas
Filme: Uma aventura no mundo das cores – Mickey Mouse (Disney)
Música:Passear pelas flores – CD Música para cantar e encantar o coração

Sites, vídeos, livros...filmes