quarta-feira, 4 de maio de 2011

plano de aula


PROPOSTA DE ATIVIDADE

1. Identificação
Nome do cursista
Alda Maria
Nome da Escola: Esc. Mul. Infantil Pedacinho do Céu II Local: Jataí - GO(cidade/estado)
Série: 1º Ano Número de alunos: 21
Professores envolvidos:
Alda Maria e Rosalva

2. Justificativa
Para incentivar o gosto pela leitura e escrita e conhecer sobre a vida e as obras literárias de alguns autores infantis, em especial, Ziraldo.
Por que?

3. Objetivo (s)
Desenvolver um Projeto de Leitura e Escrita, baseado nas obras do autor Ziraldo, utilizando vários recursos pedagógicos e tecnológicos existentes na escola.
O que vamos fazer?

4. Conteúdos
Língua Portuguesa : leitura e escrita ( texto lacunado, produção coletiva de lista, produção coletiva de frases, formação de palavras)
Matemática: contagem e comparação de quantidades
Arte: desenho ilustrativo, cores primárias e secundárias, dramatização, música e filme infantil
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

5. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática e Arte

6. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

- Pesquisa na internet realizada pela professora, sobre a Biografia de Ziraldo e suas obras literárias;
- Leitura dirigida da Biografia pesquisada, aos alunos e comentários;
- Apresentação e manuseio de diversos livros literários de Ziraldo, na “Carrinho da Leitura”;
- Leitura feita pela professora, da histórias ROLIM, PELEGRINO E PETRÔNIO E FLICTS e comentários;
- Levantamento prévio sobre o personagem “O menino maluquinho”: Quem conhece, como ele é;
- Escolha coletiva de um livro de Ziraldo para fazer uma dramatização;
- Ensaios da história escolhida, FLICTS;
- Ilustração da história escolhida e exposição dos trabalhos, no pátio da escola;
- Leitura coletiva com a ajuda da professora, observando cartaz, de um texto complementar relacionado as cores “ A BELEZA DAS CORES”, de Flávia Raissa Said;
- Comentários sobre o texto;
- Produção coletiva de “lista das cores”, tendo a professora como escriba;
- Contagem de quantas letras tèm cada cor, qual palavra tem mais letras, quantas a mais, qual tem menos, quantas palavras têm a mesma quantidade de letras;
- Texto lacunado “A BELEZA DAS CORES”, xerocopiado, entregue aos alunos para completar, observando o texto anterior;
- Formação dos nomes das cores citados no texto em estudo, com o uso do alfabeto móvel, em duplas: AZUL, AMARELO, ROSA E MARROM;
- Apresentação da música “Passear pelas flores”, de Moacyr Camargo, que fala sobre as cores. Após ouvir, cantar a música todos juntos e fazer os movimentos de acordo com a letra da mesma;
- Produção de frases coletivas, tendo a professora como escriba, sobre a história FLICTS;
- Pintura com tinta guache e mistura das cores, para reconhecimento das cores primárias e secundárias;
- Filme: “O mundo das cores”, para assistir e discutir, verificando a compreensão dos alunos;
- Dramatização da história FLICTS, para todos os alunos da escola, encerrando assim, o Projeto Ziraldo.

(Descrição de como será desenvolvido) (como o projeto será desenvolvido e de que forma os recursos tecnológicos serão utilizados, especialmente, relacionados ao hipertexto ou uso da Internet);

7. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV
DVD
Aparelho de som
CD
Computador
Caixa de som
Microfones
Livros literários
Pincel atômico
Papel craft e cartolina
Câmera fotográfica
Máquina fotocopiadora
Lousa e giz
Tinta guache
Lápis de cor
Alfabeto móvel
Folhas sulfite
TNT
EVA


8. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será contínua, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas com interesse, entusiasmo e compreensão, alcançando todos os objetivos.

9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog
Orkut
Slides

Poster, Painel, Blog, Evento.....

10. Referências Bibliográficas
Filme: Uma aventura no mundo das cores – Mickey Mouse (Disney)
Música:Passear pelas flores – CD Música para cantar e encantar o coração

Sites, vídeos, livros...filmes







Nenhum comentário:

Postar um comentário