PROPOSTA DE ATIVIDADE
1. Identificação
Nome do cursista | Alda Maria |
Nome da Escola: Esc. Mul. Infantil Pedacinho do Céu II Local: Jataí - GO(cidade/estado) | |
Série: 1º Ano Número de alunos: 21 | |
Professores envolvidos: Alda Maria e Rosalva |
2. Justificativa
Para incentivar o gosto pela leitura e escrita e conhecer sobre a vida e as obras literárias de alguns autores infantis, em especial, Ziraldo. |
Por que?
3. Objetivo (s)
Desenvolver um Projeto de Leitura e Escrita, baseado nas obras do autor Ziraldo, utilizando vários recursos pedagógicos e tecnológicos existentes na escola. |
O que vamos fazer?
4. Conteúdos
Língua Portuguesa : leitura e escrita ( texto lacunado, produção coletiva de lista, produção coletiva de frases, formação de palavras) Matemática: contagem e comparação de quantidades Arte: desenho ilustrativo, cores primárias e secundárias, dramatização, música e filme infantil |
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
5. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática e Arte |
6. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
- Pesquisa na internet realizada pela professora, sobre a Biografia de Ziraldo e suas obras literárias; - Leitura dirigida da Biografia pesquisada, aos alunos e comentários; - Apresentação e manuseio de diversos livros literários de Ziraldo, na “Carrinho da Leitura”; - Leitura feita pela professora, da histórias ROLIM, PELEGRINO E PETRÔNIO E FLICTS e comentários; - Levantamento prévio sobre o personagem “O menino maluquinho”: Quem conhece, como ele é; - Escolha coletiva de um livro de Ziraldo para fazer uma dramatização; - Ensaios da história escolhida, FLICTS; - Ilustração da história escolhida e exposição dos trabalhos, no pátio da escola; - Leitura coletiva com a ajuda da professora, observando cartaz, de um texto complementar relacionado as cores “ A BELEZA DAS CORES”, de Flávia Raissa Said; - Comentários sobre o texto; - Produção coletiva de “lista das cores”, tendo a professora como escriba; - Contagem de quantas letras tèm cada cor, qual palavra tem mais letras, quantas a mais, qual tem menos, quantas palavras têm a mesma quantidade de letras; - Texto lacunado “A BELEZA DAS CORES”, xerocopiado, entregue aos alunos para completar, observando o texto anterior; - Formação dos nomes das cores citados no texto em estudo, com o uso do alfabeto móvel, em duplas: AZUL, AMARELO, ROSA E MARROM; - Apresentação da música “Passear pelas flores”, de Moacyr Camargo, que fala sobre as cores. Após ouvir, cantar a música todos juntos e fazer os movimentos de acordo com a letra da mesma; - Produção de frases coletivas, tendo a professora como escriba, sobre a história FLICTS; - Pintura com tinta guache e mistura das cores, para reconhecimento das cores primárias e secundárias; - Filme: “O mundo das cores”, para assistir e discutir, verificando a compreensão dos alunos; - Dramatização da história FLICTS, para todos os alunos da escola, encerrando assim, o Projeto Ziraldo. |
(Descrição de como será desenvolvido) (como o projeto será desenvolvido e de que forma os recursos tecnológicos serão utilizados, especialmente, relacionados ao hipertexto ou uso da Internet);
7. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV DVD Aparelho de som CD Computador Caixa de som Microfones Livros literários Pincel atômico Papel craft e cartolina Câmera fotográfica Máquina fotocopiadora Lousa e giz Tinta guache Lápis de cor Alfabeto móvel Folhas sulfite TNT EVA |
8. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será contínua, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas com interesse, entusiasmo e compreensão, alcançando todos os objetivos. |
9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog Orkut Slides |
Poster, Painel, Blog, Evento.....
10. Referências Bibliográficas
Filme: Uma aventura no mundo das cores – Mickey Mouse (Disney) Música:Passear pelas flores – CD Música para cantar e encantar o coração |
Sites, vídeos, livros...filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário