segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto Circo

Projeto Circo



Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;

Projeto Circo

Projeto Circo


Autora: Rosalva Morais Ferreira Guimarães
Co autora: Alda Maria Ferreira Silva
N° de alunos-21

Dados da estrutura curricular
Modalidade: Educação Infantil-Jardim II
Componente curricular:
Língua Portuguesa linguagem oral, leitura e escrita
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
Arte: Pintura, música, recorte, colagem.
Matemática; Contagem de letras, palavras e correspondência numérica
Tema: Projeto Circo
Duração da atividade: Uma semana

O que o aluno poderá aprender:
-Conhecer a história do circo;
-Desenvolver a sensibilidade, a audição, a percepção e a linguagem favorecida pela música;
-Apreciar história lida pela professora;
-Desenvolver a oralidade e a interação;
-Desenvolver habilidades artísticas e a coordenação motora fina através da pintura, recorte, colagem;
-Reconhecer letras que formam palavras relacionadas ao tema;
-Identificar primeira e última letra das palavras estudadas, a que iniciam com a mesma letra;
-Formar palavras relacionadas ao tema utilizando o alfabeto móvel,
-Produzir listas coletivas de coisa e pessoas do circo;
-Assistir musicais referentes ao circo;
-Confeccionar máscaras de palhaço;
-Assistir DVDs musicais;
-apreciar e cantar músicas relacionadas ao tema;
Ouvir poesias relacionadas ao circo;
-Ilustrar poesias lidas pela professora;

Estratégias e recursos da aula
-Pesquisar na internet sobre a história do circo para leitura em sala com os alunos;
-perguntar aos alunos: quem já foi a um circo?Como ele é?O que viu? O que mais gostou? Cantar com os alunos a música “O circo chegou” fazendo gestos correspondentes;
-Ler a história “Um palhaço diferente”, de Sônia Junqueira e fazer algumas perguntas sobre a mesma instigando a oralidade;
-Pintar o desenho de um circo usando tinta guache, em seguida, expor os trabalhos no varal da sala;
-Entregar atividades xerocopiadas para contar as figurinhas relacionadas ao circo e fazer a correspondências aos respectivos numerais;
-Ler para as crianças o texto, ‘Aniversário de palhaço’,de Flávia Muniz (pesquisado na internet,pela professora);
-Entregar atividade em folha para os alunos escreverem a letra P nas bolinhas da calça do palhaço mostrando para eles a palavra PALHAÇO em fichas (contendo uma letra em cada ficha) e conversando com a turma sobre a primeira letra da palavra;
-Assistir o DVD musical Xuxa 5- (circo), no qual os alunos poderão ver vários profissionais que trabalham no circo;
-Produzir com os alunos uma lista de nomes dos profissionais que trabalham no circo; após, contar com os alunos a quantidade de letras de cada palavra, qual tem mais letras, menos letras quantidades iguais;
-Comentar com os alunos quais os cuidados que se deve ter com os animais do circo para que não sofram maus tratos;
Em folha xerocopiada, pintar o desenho do elefante e observar a palavra na lousa, escrita pela professora e lida coletivamente, pintar as letras referentes a palavra ELEFANTE;
-Ler uma poesia ‘Circo’ de José Régio, em seguida, conversar com os alunos sobre a mesma e pedir que a ilustrem;
-Entregar o alfabeto móvel aos alunos em duplas, formar a palavra CIRCO coletivamente fazendo intervenções.
-Desenhar na mão de cada criança com pincel atômico a letra C para que a identifiquem-a e a mostrem para a mamãe em casa;
-Entregar pedaços de EVA colorido aos alunos para recortar e colar na palavra CIRCO enfeitando-a
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos
-Assistir o DVD musical do Patatì Patatá enquanto comem pipoca;
-Em folha, colorir as letras que formam a palavra PIPOCA, observando-a numa ficha;
-Formar em duplas a palavra PIPOCA com o alfabeto móvel;
Confeccionar com uso de papel sulfite, cartolina, cola e lápis de cor uma máscara de palhaço;
-Escrever com ajuda da professora, a palavra PALHAÇO em uma folha e contar as letras que foram necessárias para a escrita da mesma;

Produto final: Momento recreativo no pátio com todos os alunos da escola e distribuição de algodão doce, pipoca, pirulito e com as professoras vestidas de palhaças e músicas para alegrar a garotada.

Avaliação: Se dará de forma contínua no decorrer do projeto verificando se os alunos, foram capazes de conhecer a história do circo, saber quais são ospersonagens ,desenvolvendo a oralidade,a arte,o gosto pela leitura ,a contagem bem como a leitura e a escrita de forma significativa.

Referências bibliográficas:
JUNQUEIRA, Sônia .Um palhaço diferente.
DVD, Xuxa 5 (circo)
DVD, Patatí Patatá
CD, torresmo e sua turma
www.brasilcultura.com.br
www.jornaldepoesia.jor.br

Recursos utilizados (pedagógicos, tecnológicos e outros)
máquina fotocopiadora
computador
máquina fotográfica
televisão
aparelho de DVD
aparelho de som
alfabeto móvel
folhas sulfite
pincel atômico
folhas de EVA
cartolinas
papel color set
cola
tesouras
roupas de palhaço
pipocas
algodões doces
pirulitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário