quarta-feira, 4 de maio de 2011

Regitro reflexivo


Atividade 2.7 – O registro digital da experiência:

  1. Qual foi a atividade proposta?
Desenvolvimento do Projeto Ziraldo
  1. Como os alunos se envolveram?
Desenvolvendo as atividades propostas de leitura e escrita com bastante entusiasmo e interesse.
  1. Quais as dúvidas e dificuldades encontradas?
Na escrita de palavras durante a realização da produção da lista coletiva sobre os nomes das cores, as maiores dúvidas foram: quais e quantas letras usar?
No texto lacunado, tiveram dificuldades em encontrar as palavras a serem completadas, observando o texto de apoio.
Na escrita das frases coletivas, tiveram dificuldades em compreender o que é uma frase
  1. Os alunos compreenderam o objetivo da atividade?
Sim, todas atividades foram referentes ao Projeto Ziraldo.
  1. Houve aprendizagem por parte dos alunos com relação ao conteúdo apresentado?
Sim.
  1. Registre atividades realizadas pelos alunos.
-Houve uma roda de conversa com os alunos sobre a realização do Projeto Ziraldo;
-No pátio, foi realizado um momento para apresentação de vários livros literários, inclusive do autor, Ziraldo e 'Leitura', realizada pelos alunos do 'carrinho da leitura”;
-As professoras perguntaram quem já ouviu falar do menino maluquinho e quem viu como ele é;
-Foram lidos vários livros durante a semana: O BICHINHO DA MAÇÃ, PELEGRINO E PETRÔNIO, FLICTS, ROLIM, UM SORRISO CHAMADO LUIS.
-Foi escolhido com a turma, um livro do autor ziraldo, lido anteriormente pela professora, para uma dramatização;
-O Livro escolhido foi FLICTS;
-Os alunos cantaram acompanhados de aparelho de som, a música: Primavera das flores;
-Houve um momento para comentários a respeito da história, FLICTS;
-Foram realizados ensaios para a dramatização da história FLICTS;
-As professoras entregaram um poema fotocopiado aos alunos, A BELEZA DAS CORES” e em seguida, apresentaram o mesmo poema, num cartaz, para a leitura coletiva;
- Houve uma interpretação oral, a respeito do poema, com os alunos;
- Foi pedido aos alunos que circulassem no poema o nome de cada cor;
- Foi entregue aos alunos, alfabeto móvel para, em duplas, formarem os nomes das cores;
- Houve uma produção coletiva de uma “lista das Cores” (todos os nomes das cores citados pelos alunos), trabalhando as letras a serem utilizadas, o som das mesmas, a leitura dos nomes, a quantidade de letras utilizadas, a escrita feita no caderno, pelos alunos;
- Em folha sulfite, os alunos ilustraram a história FLICTS;
- As professoras ouviram os comentários dos alunos em relação aos desenhos e expuseram os trabalhos no pátio da escola, para divulgação e fotos;
- Foi entregue aos alunos, um texto lacunado, estudado anteriormente, A BELEZA DAS CORES, para pesquisar as palavras faltosas e completar o mesmo;
- Foram realizadas, produções de frases, coletivamente, sobre a história FLICTS;
-Foram entregues aos alunos, folhas fotocopiadas, tintas guache e pincéis, para pintura e mistura de cores, trabalhando assim, as cores primárias e secundárias;
- Os alunos assistiram um filme: O maravilhoso mundo das cores;
-Houve comentários sobre o filme assistido, fixando as cores citadas no filme;
- Foi realizada a dramatização do livro FLICTS, para todas as turmas da escola, encerrando assim, o Projeto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário